terça-feira, 3 de junho de 2014

Game of Spoilers: O prazer de alguns de estragar a diversão de muitos.


Oberyn Martell e sua amada Ellaria Sand

Um dos assuntos mais comentados da internet nos últimos tempos tem sido os constantes spoilers de séries jogados por fãs (ou muitas vezes, apenas por trolls da internet) que conseguem ver episódios ao vivo pelo stream ou pela tv por assinatura  e que estragam a surpresa dos demais telespectadores que não têm a mesma regalia, contando o que acontece na história antes que todos tenham a chance de assistí-la.

A série campeã de confusão no quesito spoilers jogados na internet é Game Of Thrones, produzida pela HBO e inspirada nos livros do autor George R.R. Martin. A série, que está finalizando a sua quarta temporada, tem um histórico de marcos importantes que compõe a sua trajetória, especialmente o número de mortes inevitáveis causadas pelo constante ''jogo'' de poder de Westeros, região fictícia onde a história se passa.

Joffrey Baratheon: o Maligno rei em seu trono de Ferro.

O maior e mais chato de todos os spoilers já jogados da série foi o destino fatídico do personagem Joffrey Baratheon (Jack Gleeson). Logo após o episódio The Lion and the Rose, inúmeras fotos e gifs do surpreendente destino de Joffrey foram postadas em páginas relacionadas à séries, em sites de relacionamento e especialmente no tumblr, cuja rolagem é imprevisível; mas o spoiler de Joffrey não foi o primeiro e nem o último.

Lembremos de Ned Stark (interpretado por Sean Bean). Quem passou a assistir a série depois de sua primeira temporada ou quem tem aquele amigo que já leu todos os livros, inevitavelmente ouviu logo de cara que Ned morre. Sim, Ned Stark morre e bem no "começo" da história. Não é surpreendente pra ninguém esse fato, tanto que não tenho remorsos de citá-lo aqui.

 Sean Bean como Ned Stark em cena épica da primeira temporada de Game of Thrones

Porém, o último e indesejável spoiler foi o do episódio The Viper and The Mountain (A Vespa e a Montanha, referentes aos personagens Oberyn Martell (Pedro Pascal) e ''Montanha'' Clegane (Hafþór “Thor” Björnsson), que tiveram no episódio uma luta épica). Em uma das cenas mais fortes da série desde a sua estreia, o surpreendente desfecho da luta dos personagens foi, além de chocante, mais uma chance dos trolls propagarem spoilers para todo mundo.

O pior de tudo são as desculpas de quem pratica esse tipo de coisa: alguns dizem que não é spoiler quando a história já estava escrita nos livros, publicados há mais de 15 anos; outros dizem que tem o direito de postar o que quiserem nas suas respectivas páginas sociais e quem estiver incomodado, que se retire.

 Cersei Lannister (Lena Headey) desprezando todos que são egoístas e que postam spoilers.

Mas e quem não tem a possibilidade de ter os livros? Cada livro das Crônicas de Gelo e Fogo custam em média 30 reais cada. Ah, mas tem os pdfs disponíveis na internet...Bem, os ebooks disponíveis na internet não são acessíveis a todos (lembrando aqui da dificuldade que muitos têm de ler em computador - eu mesma me incluo nessa estimativa). E outra: a) quem disse que as pessoas que assistem a série tem a obrigação de ler os livros? A série é uma adaptação e é uma espécie de arte diferente da arte da leitura. Esse tipo de pensamento não tem nada a ver. b) E se as pessoas começaram a ler recentemente? Elas merecem ser ''punidas'' com spoiler porque há 15 anos os livros já foram escritos e elas deveriam ter lido antes obrigatoriamente?

Voltando à questão dos spoilers: Fico imaginando qual o gosto que algumas pessoas têm de estragar a diversão dos outros. O que os trolls da internet ganham contando surpresas de filmes e séries para quem ainda não os assistiu. Essa sádica mania de alguns parece não ter cura, visto que aumenta a cada dia mais. Parece uma necessidade de dividir a emoção que se sente ao ver algo que realmente gosta, mas não é. É uma triste vontade de arruinar o entretenimento dos outros apenas por que ''podem'' fazer isso. Ou sentem que podem. Afinal, aparentemente, na internet se pode tudo.

Game of Thrones continua sua epopeia por mais algumas temporadas e mais e mais spoilers serão jogados na internet até o seu final. Infelizmente, esses spoilers e os de tantas outras séries e filmes nos serão expostos e a única opção que se tem é aguentar. Fazer o quê?!

Um comentário:

  1. A série é muito emocionante. Na última temporada eu amei, agora assisto GOT HBO, eu estava animado em todos os momentos na ultima temporada, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, partilho horários, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.

    ResponderExcluir