Oberyn Martell e sua amada Ellaria Sand
A série campeã de confusão no quesito spoilers jogados na internet é Game Of Thrones, produzida pela HBO e inspirada nos livros do autor George R.R. Martin. A série, que está finalizando a sua quarta temporada, tem um histórico de marcos importantes que compõe a sua trajetória, especialmente o número de mortes inevitáveis causadas pelo constante ''jogo'' de poder de Westeros, região fictícia onde a história se passa.
Joffrey Baratheon: o Maligno rei em seu trono de Ferro.
Lembremos de Ned Stark (interpretado por Sean Bean). Quem passou a assistir a série depois de sua primeira temporada ou quem tem aquele amigo que já leu todos os livros, inevitavelmente ouviu logo de cara que Ned morre. Sim, Ned Stark morre e bem no "começo" da história. Não é surpreendente pra ninguém esse fato, tanto que não tenho remorsos de citá-lo aqui.
Sean Bean como Ned Stark em cena épica da primeira temporada de Game of Thrones
Porém, o último e indesejável spoiler foi o do episódio The Viper and The Mountain (A Vespa e a Montanha, referentes aos personagens Oberyn Martell (Pedro Pascal) e ''Montanha'' Clegane (Hafþór “Thor” Björnsson), que tiveram no episódio uma luta épica). Em uma das cenas mais fortes da série desde a sua estreia, o surpreendente desfecho da luta dos personagens foi, além de chocante, mais uma chance dos trolls propagarem spoilers para todo mundo.
O pior de tudo são as desculpas de quem pratica esse tipo de coisa: alguns dizem que não é spoiler quando a história já estava escrita nos livros, publicados há mais de 15 anos; outros dizem que tem o direito de postar o que quiserem nas suas respectivas páginas sociais e quem estiver incomodado, que se retire.
Cersei Lannister (Lena Headey) desprezando todos que são egoístas e que postam spoilers.
Mas e quem não tem a possibilidade de ter os livros? Cada livro das Crônicas de Gelo e Fogo custam em média 30 reais cada. Ah, mas tem os pdfs disponíveis na internet...Bem, os ebooks disponíveis na internet não são acessíveis a todos (lembrando aqui da dificuldade que muitos têm de ler em computador - eu mesma me incluo nessa estimativa). E outra: a) quem disse que as pessoas que assistem a série tem a obrigação de ler os livros? A série é uma adaptação e é uma espécie de arte diferente da arte da leitura. Esse tipo de pensamento não tem nada a ver. b) E se as pessoas começaram a ler recentemente? Elas merecem ser ''punidas'' com spoiler porque há 15 anos os livros já foram escritos e elas deveriam ter lido antes obrigatoriamente?
Voltando à questão dos spoilers: Fico imaginando qual o gosto que algumas pessoas têm de estragar a diversão dos outros. O que os trolls da internet ganham contando surpresas de filmes e séries para quem ainda não os assistiu. Essa sádica mania de alguns parece não ter cura, visto que aumenta a cada dia mais. Parece uma necessidade de dividir a emoção que se sente ao ver algo que realmente gosta, mas não é. É uma triste vontade de arruinar o entretenimento dos outros apenas por que ''podem'' fazer isso. Ou sentem que podem. Afinal, aparentemente, na internet se pode tudo.
Game of Thrones continua sua epopeia por mais algumas temporadas e mais e mais spoilers serão jogados na internet até o seu final. Infelizmente, esses spoilers e os de tantas outras séries e filmes nos serão expostos e a única opção que se tem é aguentar. Fazer o quê?!
A série é muito emocionante. Na última temporada eu amei, agora assisto GOT HBO, eu estava animado em todos os momentos na ultima temporada, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, partilho horários, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.
ResponderExcluir