sábado, 8 de março de 2014

Review: Walt nos bastidores de Mary Poppins



Há alguns filmes que se você se considera um cinéfilo é preciso assistir, são os ditos filmes clássicos e há vários tipos de clássicos, de filmes bons a clássicos do trash. Há filmes que marcam a história do cinema aos quais pode-se muito bem não gostar mas é impossível negar a importância seja por um desenvolvimento técnico ou pela junção tecnologia + boa estória = filmes que marcam uma época.

Mary Poppins, filme de 1964 é considerado por muitos a obra-prima de Walt Disney, independente disso, é um clássico, pela estória, pela tecnologia, pelo charme atemporal que a película possui. O plot? Uma família que não consegue se entender e apesar de amarem seus filhos o casal Banks (David Tomlinson e Glynis Johns) são focados primordialmente em seus próprios afazeres, para resolver o problema e devolver a harmonia familiar aparece a mágica babá Mary Poppins (Julie Andrews).

O papel da babá voadora foi o primeiro trabalho de Dame Andrews nos cinemas ao qual lhe rendeu um Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz. E Mary Poppins é um exemplo muito bem sucedido em misturar atores reais interagindo com desenhos animados, exemplo esse que apenas foi igualado anos depois em Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit - 1988). 

Esse ano de 2014 é o aniversário de 50 anos de Mary Poppins e em razão disto fez-se Walt nos bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks), mas o que poderia ser um filme meramente documental transforma-se em um 'dramédia' da melhor espécie com uma excelente atuação de Emma Thompson no papel da escritora dos livros de Mary Poppins: P. L. Travers (1899 - 1996).

Apesar do que pode suscitar o nome do filme em português: Walt nos bastidores de Mary Poppins fala especificamente da fase final de aquisição dos direitos dos livros para que Walt Disney pudesse realizar o filme. "Nada demais nisso", você poderia ter pensado, mas a questão é que Disney demorou 20 anos para convencer Travers em ceder os direitos de sua obra, ao qual ela é relutante ad infinitum.

Claro que problemas de finanças a faz fazer um acordo com Disney cerca de dois anos antes mas se ela não gostasse de que eles estão fazendo com suas personagens, ela não assinaria, pois para ela Poppins é mais que uma mera criação artística, é algo pessoal que remonta a sua própria família e em especial sua relação com seu pai. Walt nos bastidores de Mary Poppins explora com delicadeza a relação intrínseca entre Travers e sua criação e como isso interfere nos planos de Disney em realizar o filme, pois isso também é algo também pessoal, por sua filha quando criança ter mostrado os livros a ele e ele ter prometido o transformar em filme.



Emma Thompson interpreta uma Travers austera, ríspida que em muitos momentos beira o insuportável mas ao mesmo tempo extremamente humana. Tom Hanks interpreta o carismático Disney, mais um para sua galeria de personagens "homem de confiança", sua atuação é normal e consegue transmitir o carisma sem grandes esforços, mas eu colocaria a personagem do ator  Paul Giamatti como o motorista Ralph como o contraponto mais importante com a atuação de Thompson.

A edição do filme mescla a subjetividade de Travers por meio de suas lembranças com o andamento de sua consultoria dos andamentos de sua avaliação dos trabalhos para o filme de maneira sutil e delicada, o que faz com que compreendemos o peso  que sua criação tem em sua vida e vice-versa, e por isso o título original Saving Mr. Banks é melhor do que o claríssimo título brasileiro, pois o foco do filme não é Disney nos bastidores - embora seja isso que ocorra - o foco é em como Travers enxergou no filme uma maneira de salvar seu Senhor Banks, e com isso a chance do filme virar realidade.

Veja o trailer aqui:

Se você gosta de um bom 'dramédia' e ainda por cima saber mais sobre esses "minutos finais" de como Disney conseguiu os direitos de Mary Poppins, não pense duas vezes, assista a este filme.

E se quer saber mais sobre o filme Mary Poppins, eu digo que você deve comprar o dvd de 40 ou 45 anos deste, pois há uma grande gama de extras que explicam os bastidores do mesmo. E espere, quem sabe seja lançada uma edição de 50 anos com mais extras.

FONTE:

Fotos: Divulgação.
Trailer: youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário