terça-feira, 13 de março de 2012

Você conhece: Paulo Coelho?


Aposto que conhece. Paulo Coelho é um dos escritores brasileiros mais conhecidos internacionalmente, com um acervo de obras bem particulares e instigantes. Carioca, desde cedo mostrou-se um indignado com a autoridade, tendo brigas frequentes com seus parentes, o que lhe resultou em algumas internações em clínicas para tratamento.

Porém, conhecendo um pouco mais a vida, deve ter percebido que não precisava de tratamento com médicos, mas de um conhecimento mais profundo do mundo a sua volta. Foi do movimento Hippie, conheceu Raul Seixas, seu parceiro musical por muito tempo, e trabalhou como jornalista.

Porém, foi com um fascínio enorme pela busca pelo espiritual que ele conseguiu envolver-se com sociedades secretas e, talvez, mais consigo mesmo.

Paulo viajou muito, conheceu muitas culturas e podemos perceber isso nos traços de seus livros, onde, detalhadamente, ele explica como é cada lugar, o que aumenta ainda o interesse por seus personagens.

Seu livro mais importante em minha opinião -e acredito que na opinião geral - é O Alquimista, uma obra fantástica, muito surpreendente e um dos livros brasileiros mais vendidos de todos os tempos, traduzido em vários idiomas e que ficou em primeiro lugar não só em seu país de origem.

Em O Alquimista, temos a busca de um sonho, a peregrinação de uma pessoa em busca de alcançar o que, talvez para o mundo em sua volta, ele não conseguisse, mas ele persiste mesmo assim. A história de O Alquimista foi muito desejada pelo ator Laurence Fishbourne (Matrix, CSI), que garantiu que haveria um filme sobre ele, que, infelizmente, nunca aconteceu.

Porém, outro livro de Paulo Coelho virou uma obra cinematográfica de Hollywood: Veronika decide morrer foi interpretado pela eterna Buffy Sarah Michelle Gellar e David Thewlis. O filme fala sobre uma mulher jovem, com emprego estável e uma vida aparentemente boa que decide se matar.

Paulo, além de ter muitos leitores mundo afora, tem também fãs muito famosos, como Madonna e Julia Roberts. Madonna deu uma entrevista em que dizia que seu livro favorito era O Alquimista.

No nosso país, parece haver um preconceito com o nome de Paulo Coelho e a sua literatura. Muitos dizem que se trata de auto-ajuda e outros que ele não deveria ser membro da Academia Brasileira de Letras. Mas a verdade é que Paulo Coelho fez muito pelo nosso país. Ele espalhou pelo mundo afora que há muito mais nos brasileiros do que simplesmente um espírito tropical e divertido.

Sua literatura mostra o ser. E se isso parece ser uma espécie de ajuda para ele, quem se importa, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário