domingo, 22 de abril de 2012

Sessão Nostalgia: Mamonas Assassinas


Os Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira da década de 90. Eles cantavam um rock com humor e era formado por amigos. Eles tocavam, antes da fama, músicas do rock nacional e tentavam fazer sucesso com isso nas rodas de música de sua cidade. Mas fora com o humor de Dinho que foi formado o quinteto sucesso.

Os Mamonas tiveram um breve momento de sucesso, apenas sete meses. Morreram todos em um acidente de avião, num acidente trágico, quando estavam no auge. O Brasil não acreditou no que via nos jornais.

A banda cantava músicas de cunho sexual e amoral e, mesmo com letras pejorativas e palavrões, conquistou, em sua maioria, o público infantil, principalmente pelas vestimentas deles, que eram sempre fantasias de heróis ou roupas estravagantes.

Uma das músicas mais conhecidas deles é uma sátira do Vira-vira de Roberto Leal. Acho que, mesmo quem nasceu depois da morte dos mamonas sabe a letra da música ou de outras também, que viraram parte de uma cultura.


Acho que ouvir Mamonas me faz lembrar muito da minha infância, porque eu adorava ouvir eles, ver os vídeos e eu quis muito ir a um show, mas não tinha idade! Eu tenho até hoje uma fita cassete com as músicas deles gravadas (pooooooobreeezaaa!)! Hahaha!

O mais comédia da banda é porque as letras eram um puro besteirol, mas um besteirol inteligente pacas. As rimas, tudo na música era muito engraçado mesmo. As sátiras musicais e a voz deles, o conjunto Mamonas era muito legal.

Uma das minhas músicas favoritas é Uma Arlinda Mulher.


Depois da morte deles, sairam muitas coisas a respeito deles, especialmente especiais de televisão. Porém, existem também alguns livros a respeito da banda e eu vou postar a capa de alguns deles aqui.


Mamonas Assassinas - O Show deve continuar, de E. Chérri Filho
Esse livro tem relatos da carreira e do acidente da banda, com depoimento da mãe do Dinho, o vocalista. Como o caso do acidente ficou muito mal contado, muita coisa é dita até hoje sobre o que aconteceu e o livro relata um pouco disso.


Minha Vida com Dinho: até que os Mamonas nos separe, de Mirella Zacanini.
História do  romance do Dinho com Mirella Zacanini, conta a história de como eles se conheceram e do início da banda.



Mamonas Assassinas, Blá, Blá, Blá, de Eduardo Bueno

Biografia de todos os integrantes dos Mamonas, desde quando eles se conheceram até a morte.

Tiveram outros livros, mas estes são os mais conhecidos.
Saiu também um filme sobre os Mamonas, o Mamonas para sempre.

É bem emocionante!

Esse post, diferente dos outros da Sessão Nostalgia que fiz, ficou com um teor meio triste... é porque eu gostava muito mesmo deles. A saudade é grande e ser fã é isso mesmo. Espero que tenham gostado de relembrar os meninos.
RIP Mamonas.

*fonte de informações para este post:
http://www.mamonasassassinas.kit.net
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamonas_Assassinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário