domingo, 22 de abril de 2012

Música e leitura: Os Guardiões

Olá!
Eu não vou fazer desse post uma constante no blog (ou talvez faça, dunno!), mas é que eu li um post do blog My Book It chamado Qual é a Música? e adorei muito! É mais ou menos sobre ler um livro e achar uma certa trilha sonora para os personagens. Eu realmente adorei o post do blog e resolvi fazer uma tentativa (não plágio, pelo amor!!).


Eu pensei em fazer esse post especificamente porque quando eu li Os Guardiões, eu realmente curti bastante ouvir uma música que o livro me fez recordar. Na verdade, foram várias músicas para vários momentos específicos, mas, necessariamente, uma me fez ficar suspirando e bem emocionada!

A primeira delas e a que me fez pensar na personagem principal no começo da história foi O Silêncio das Estrelas, do Lenine. É uma música bem atual nas rádios hoje em dia, mas ela é bem mais antiga. Lembro que essa música era trilha de O Clone e tem um significado de isolamento pessoal muito grande, o que parece muito com a personagem central do livro.


Trecho mais semelhante à personagem:

Solidão, o silêncio das estrelas, a ilusão
Eu pensei que tinha o mundo em minhas mãos
Como um deus e amanheço mortal


E assim, repetindo os mesmos erros, dói em mim
Ver que toda essa procura não tem fim
E o que é que eu procuro afinal?


Na história, a personagem faz uma viagem em busca de alguma aventura na vida. Quando ela chega no Peru e conhece a cultura local, as pessoas e as coisas com as quais logo se identifica, ela fica encantada. E quando ela conhece o Chaski, tudo muda mais ainda na vida dela. A música que embala esses momentos (principalmente de Chaski e Adélia) é de Seu Jorge: Cuida de mim.


Trecho mais semelhante aos personagens:

Minha cabeça bem confusa
Só de ver ela passar
Só de ver ela sem mim
 

Ainda usa a mesma blusa
Com o broche que eu lhe dei
Combinando com o colar


Eu fico imaginando coisas
Me pego imaginando coisas
Eu fico imaginando coisas
Me pego imaginando coisas


A música que embala o romance central é uma música que eu adoro muito e que parece DEMAIS com a história deles. Tem uma cena específica, a primeira cena de romance deles, que, se você ler e depois ouvir a música e imaginar a cena, fica tudo de bom! Quem leu ou vai ler o livro e conhece a história deles até o fim, vai entender muito melhor a letra. A música é Mimar Você, interpretada pelo Caetano Veloso.


Toda a música faz sentido para os personagens, a letra é curtinha:

Te quero só pra mim
Você mora em meu coração
Não me deixe só aqui
esperando mais um verão
 

Te espero meu bem
Pra gente se amar de novo
 

Mimar você
Nas quatro estações
Relembrar
O tempo que passamos juntos
 

Bem bom viver
Andar de mãos dadas
Na beira da praia
Por esse momento
Eu sempre esperei


Bem, essas foram as músicas principais que, em minha cabeça, embalaram a leitura de Os Guardiões. Só música nacional, em homenagem aos escritores nacionais! Curtiram? Então, querem ler Os Guardiões também, e tirarem suas próprias conclusões a respeito do livro e escolher uma trilha sonora para ele?

Participe então do sorteio do blog do livro Os Guardiões autografado + marcador de páginas autografado! Basta clicar no banner da promoção aqui em baixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário