domingo, 11 de março de 2012

Sessão Nostalgia: Elvira - A Rainha das Trevas


Um clássico dos clássicos da Sessão da tarde. Um filme que poucos tiveram a chance de assistir no período de seu maior sucesso no Brasil. Sim, Elvira - a Rainha das trevas é um filme que me dá muita nostalgia. Não apenas por ser divertido e incrivelmente pitoresco, mas por lembrar uma época em que as leis de censura ainda não vetavam qualquer coisa que quisesse (motivo do qual grandes clássicos dos anos 80 não passam mais no horário da tarde, sobrando para o Corujão exibí-los).

Neste filme, Elvira, eternizada brilhantemente pela atriz Cassandra Peterson, é uma mulher sensual, alheia e ferrada por não poder seguir com sua carreira pela falta de dinheiro, até descobrir que recebera uma herança que pode lhe salvar. Para isso, resolve ir ver o que ganhara viajando no seu exótico carro para Massachusetts, em uma cidadezinha pequena, conservadora, puritana...enfim, tudo o que Elvira não é. É nesse contexto que ela descobre que sua herança vai além de uma velha casa, mas que seu passado e o de sua família guardam segredos que vão da magia ao poder das trevas.

O mais legal do filme é como frases de impacto formam o vocabulário da personagem e em como ela se coloca no meio social diferente de toda e qualquer pessoa existente no mundo - e mesmo assim ela não estranha. O filme tem momentos antológicos, como quando Elvira decide cozinhar para um pretendente e "a comida quase os devora". E é claro, como não falar da "dança dos peitos da Elvira".


Eu tenho o DVD do filme (há, sei. Eu sou muito trash) e sempre me pego pensando se há alguém no mundo que deseja assistí-lo já velho, na tv, sabendo que o filme voltaria à boca do povo e geraria muita conversa boa sobre um passado onde o cinema não se rendia à mesmisse teen.

''Eu não tenho nada contra filme de censura livre,contanto que tenha muito sexo e violência'' 

Grande Elvira. Grandes tempos. Grande filme. Saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário