quarta-feira, 14 de março de 2012

Resenha: O Mundo Mágico de Harry Potter


O mundo mágico de Harry Potter não foi um livro que eu conheci pela fama ou porque alguém me indicou. Surpreendentemente, encontrei ele a um preço razoável e o adquiri juntamente com outro livro da mesma linha e do mesmo autor e deixei ele meio de lado na minha prateleira pela falta de tempo.

Porém, após algumas horas de leitura, pude perceber a intenção do autor e a lógica do livro ter existido.

O livro é para fã mesmo. David Colbert analisa de forma bem particular as singularidades das palavras que J.K. Rowling utilizara em sua série Harry Potter e tenta desvendá-las mediante pesquisa dos termos. Nesse livro, podemos saber, por exemplo, que o nome dos Potter fora escolhido por Rowling em homenagem a seus vizinhos.

O livro é bem curto, mas consegue convencer pela curiosidade que vai incitando. É muito bacana perceber por ele que a autora do bruxinho querido se deu ao trabalho de ir longe em suas pesquisas para colocar o nome dos personagens mediante sua personalidade e o significado reais deles.

Malfoy, tem um significado malígno; muitos lugares expostos no livro, de fato, existem. Flamel é uma personagem real, um alquimista que, dizem, conseguiu a fórmula da pedra filosofal (assim como no livro 1 de HP).

O que eu mais gostei do livro foi a citação de outros autores, o que desmascara muito blá blá blá de que a Rowling copiou o estilo alheio. Quando citam Tolkie (autor de O Senhor dos Anéis, entre outros), vemos que o que Rowling usou do estilo dele fora, no mínimo, uma homenagem. Ela também usa nomes adquiritos de As Crônicas de Nárnia, um de seus livros favoritos. Isso não é cópia, muito menos plágio. Colbert foi muito feliz em explicar tais colocações.

O livro, como bem diz na capa, não foi aprovado pela Rowling ou pela Warner, mas se você colocar no google os termos citados, gregos, hindus, os nomes e seus significados, vocês vão perceber que o livro não é um escrito qualquer. Ele até lhe mostra o caminho para pesquisa, com as duas páginas finais dedicadas a uma extensa bibliografia.

Para quem é fã ou simplesmente curioso, vale a pena.

O Mundo Mágico de Harry Potter foi escrito por David Colbert, tem 183 páginas e foi publicado pela Sextante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário