quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sessão Nostalgia: Matrix


Quem não se lembra da febre MATRIX no mundo? Antes das pessoas serem hipnotizadas por obras literárias (adaptadas ao cinema como hoje são, um público até mesmo infantil, com a crescente influência da websfera), Matrix, um roteiro enigmático dos irmãos Wachowsky, dominou a cabeça dos nerds do mundo inteiro.

Na história do filme, Neo, um hacker de computador que não consegue entender muito bem o mundo a sua volta tenta achar Morpheus, o cara mais procurado das agências secretas do mundo para que ele lhe explique todas as suas dúvidas. E Neo descobre muito mais do que poderia esperar. Ele descobre o que é a Matrix de fato.


Eu me lembro de ser uma dessas viciadas no filme. A primeira vez que vi, quase surtei. Não conseguia pensar em mais nada. Fora que, nessa época, minha fixação pelo ator Keanu Reeves cresceu significativamente.  Acho que Matrix faz parte de uma grande parte de minha vida, de fato, pois hoje estudo o que estudo por causa do meu vício pelo filme. E aposto que o filme não fez parte só da minha vida não.


Lembro do mercado em torno do filme que foi formado. A venda de sobretudos aumentou significativamente na época, devido os trajes dos personagens. Estudos sobre o filme foram formulados. Sites, blogs, fóruns... quanta galera inteirada do assunto! Fora os games, marketing pesado em cima da obra cinematográfica e o Animatrix, que surgiu junto com os dois outros filmes da chamada Trilogia Matrix, criada para explicar os furos que os filmes não conseguiram.

Mas o melhor do filme Matrix é o meu querido e preferido ator Hugo Weaving, como o Agente Smith, parte do sistema de dominação da Matrix. Perfeito como o personagem, ele soube encarar muito bem os desafios de não ser humano, tornando-se quase humano de certa maneira (vai entender?!). Hugo, nesta época, fora convocado para ser Elrond na trilogia O Senhor dos Anéis e até hoje é considerado um ícone cult deste meio cinematográfico, por ser dinâmico e aderir seus personagens com fidelidade ao objetivo de cada um deles.


Só sei que até hoje, Matrix é o meu filme favorito. Dá uma nostalgia pensar que hoje em dia a galera considera este filme parte de um passado até distante. Matrix não é passado. É um filme cheio de contrastes que mudou a história do cinema com seus efeitos especiais e história inovadora. Valorizarei isso para sempre. E lembrarei com nostalgia dos momentos de um vício inteligente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário