segunda-feira, 30 de abril de 2012

Música e leitura: A Menina Que Roubava Livros





Encarar esta de escolher músicas que combinem com o ambiente e leitura de A Menina Que Roubava Livros mexeu mesmo comigo. Eu tive que viajar fundo no que eu entendo por sentimento e colocar isso nas palavras do livro, nas emoções e em cada situação que a personagem Liesel passa durante a história. Escolhi três composições muito bonitas para definir três momentos do livro.

Momento 1: Rapaz judeu imagina luta com Hitler.
Imagine a situação: você é obrigado a viver de forma sub-humana porque um cara incitou em seu país de origem que você é inferior. Você não sonharia em lutar com essa pessoa? Em dar-lhe ao menos um soco? A matar essa pessoa? Bem, para esses momentos de devaneios do jovem judeu abrigado na casa de Liesel, escolhi Chopin - Ballade no 1 interpretado por Zimerman.


Momento 2: Liesel entra na biblioteca da mulher do prefeito.
A Menina que gosta de roubar livros se vê em frente a um maravilhoso e intocável acervo de livros e se apaixona imediatamente pela ideia de roubar pelo menos um. Brahms: Lullaby.


Momento 3: Liesel é encontrada e descobre o que aconteceu com todos, principalmente com seu pai. Sad Violin Song.


Espero que tenham gostado desta escolha e que curtam a leitura de A Menina Que Roubava Livros algum dia. E se já tiverem lido, que ouçam as canções e tirem suas próprias conclusões. Se você tiver alguma canção que identifique com o livro, poste nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário