sábado, 14 de abril de 2012

Filmes e Cinema: Jogos Vorazes.


O filme "mais aguardado do ano" para alguns, Jogos Vorazes, adaptação do livro de Suzanne Collins é, de fato, uma mistura de Big Brother com guerra por sobrevivência. Mesmo com um teor violento, é voltado para o público teen e tem como personagens principais, artistas em ascenção em Hollywood e um elenco de coadjuvantes bastante conhecidos.

A história gira em torno de Katniss, uma garota que luta pela sobrevivência no seu Distrito (como ficaram conhecidas as divisões do antigo Estados Unidos) junto com a sua família e está prestes a assistir a cerimônia dos convocados para os Jogos Vorazes, um evento que acontece anualmente e junta jovens em um lugar isolado para eles lutarem entre si até sobrar apenas um, o sobrevivente, que levará orgulho a seu distrito e pode mudar seu destino.

Porém, não é atrativo para ninguém que jovens sejam convocados para uma possível morte. Os Jogos Vorazes é uma espécie de luta de gladiadores televisionada, onde fatos manipulados, além de pessoas, podem matar você a qualquer momento.

Katniss acaba indo para os jogos para evitar que sua irmã mais nova, uma garota extremamente sensível, vá e acabe morrendo e assim, entra num impasse entre a sobrevivência e matar pessoas para entretenimento.

O filme é bastante agitado e tem um figurino muito bacana. Eu achei a escolha dos personagens muito boa, inclusive a de Lenny Kravitz, que pareceu tão focado no seu personagem. À exceção de quem falou mal porque colocaram gente negra em papéis de gente branca no filme, eu achei que eles fizeram a diferença.

Esperava que, depois de tanto falar sobre a Katniss, que ela fosse bem mais guerreira do que o que Jennifer Lawrence se mostrou ser. Os gritos dela em cada situação me tiravam do sério e faziam a personagem parecer uma medrosa constante.

[CONTÉM SPOILERS] *você foi avisado.

A escolha do Peeta não me agradou pela falta de expressão do ator em certos momentos primordiais para a história. Gale, o bonitão amigo da Katniss, ficou sem foco porque o evento do JV em si é a base da história, mas bem que o irmãozinho do Thor deveria ter aparecido mais #HA

Achei o Woody Harrelson muito bem no filme. Ele mostrou-se o resultado de quem sobrevive aos jogos vorazes sem estar preparado para isso, uma pessoa que vive se sentindo meio fracassado, isolado e temeroso. A ajuda que ele dá a Katniss e a agonia dele para as situações que ela passa são MUITO convincentes.

Eu ainda não li o livro [ME CHAMEM DE POSER POR NÃO TER COMO COMPRAR AGORA! Nem ligo!], mas espero ler a trilogia para, na continuação deste filme, eu possa fazer uma comparação entre obra literária e cinematográfica.

Ficou a vontade de saber o que vêm depois do evento JV em si (mesmo que, por causa do fandom que soltava spoiler o tempo todo na web, a maioria das pessoas que assistiu o filme mesmo sem ter lido o livro, sabia que Katniss voltaria viva da luta pela sobrevivência).  O filme é bom, mas sem tanto spoiler e foco no poder da personagem, poderia ser melhor na expectativa de que o final fosse diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário