terça-feira, 5 de agosto de 2014

Review: Guardiões da Galáxia


Sim, sou mais uma que foi conferir ‘Guardiões da Galáxia’ no final de semana de estreia, e não, não sou uma fã. Para ser sincera nem sabia que existia tal estória, foi descobrir na cena pós-crédito de 'Thor 2' onde alguém comentou que era de ‘Guardiões’. E claro, Karen Gillian interpretando Nebula também ajudou que este universo caísse no meu campo de visão, e ainda bem que caiu.

Como já mencionado não sou conhecedora do universo  de 'Guardiões', então fui assistir ao filme como uma reles mortal que busca (sem muitas expectativas) a um bom filme com bons efeitos que façam valer o dinheiro gasto em imax. E cacete! Este filme foi alem do que eu esperava!

Pelo trailer não esperava por um roteiro muito bom, esperava por um filme legal na linha de 'Os Vingadores': roteiro com bons momentos, boas cenas de ação, efeitos especiais pipocando, atuações regulares mas nada de mais. Graças a Zeus, eu errei! Talvez a frase "dos mesmos produtores de Os Vingadores" me enganou mas o fato é que Guardiões da Galáxia possui uma crueza e dureza por trás de uma aparente jovialidade.

O filme demorou para me pegar, apesar da cena inicial antes dos créditos iniciais. Você vai de "my feels!!!" até "WTF?!" nos primeiros minutos mas a aparente mudança emocional é o trilho do filme que mescla muito bem uma densidade dos personagens principais com a velha estória de salvar o universo passando de relance pela misteriosa origem de Peter Quill.

Infelizmente ou felizmente - depende de como você enxerga a história - os vilões não tão bem utilizados, mais ou menos como Malekith em Thor 2, mas o foco é mesmo na formação e na união de uma equipe de improváveis para salvar o universo. E o melhor, essa formação se dá paulatinamente na possibilidade de escolhas singulares de cada um e na descoberta livre da amizade entre eles.

Não, não há pieguismo e nem uma supervalorização do interesse romântico entre Peter e Gamora. O filme anda muito bem no trilho entre o cliché esperado em filmes nestes moldes com um roteiro mais bem trabalhado. Claro, que há pontos não tão bem aproveitados como Nebula e Thanos, o passado de Peter, O Colecionador mas no geral, o filme amarra bem os personagens num roteiro que mostra apenas a aparência dos mesmos mas um relance do que há por trás.

* Pontos mais específicos a serem colocados *

ATORES: Não espere por atuações dignas de OSCAR mas os atores desenvolvem bem seus papeis, não há um ator que lá esteja e não esteja bom. Mas a atuação mais perfeita para mim é de Vin Diesel como Groot, que te levas do besteirol ao emocional. Melhor papel de Diesel disparado e meu personagem favorito do filme. 

Ok. Aqui pode ter zoeira a respeito do Groot mas o personagem é carismático e ao meu ver, o coração daquele grupo.

TRILHA: A trilha incidental não mostra a que veio mas as músicas escutadas pelo Peter, essas são boas pra cacete! apesar da propaganda descarada da Sony (Por que não comprei um walk man da marca nos anos noventa, why????)
.
DIREÇÃO E EFEITOS: A direção de James Gunn é boa e graça a Zeus no Olimpo, não se deslumbra com os efeitos, o foco são os personagens e na perda que cada um possui. Não há um exagero, o que é usado é preciso e ponto, não é uma overdose como ocorreu no segundo filme de 300.

VALE VER EM 3D IMAX? Vale, mas não espere por efeitos que faça você experienciar todo o poder de imax pois não vai haver. Os efeitos do filme apesar de ótimos não caem no exagero, é o 3D bem utilizado. 

Se você tem dinheiro veja em imax pela qualidade, se você é mais um Nerd lascado e quer ver em Imax somente pelos efeitos, veja em 3D normal ou no bom e velho 2D mesmo.

VAI TER CONTINUAÇÃO? No final há letreiros que dizem que eles vão retornar, então...

HÁ CENA NO FINAL? Sim. Fiquem até o fim! Mas não esperem muita coisa.

CADÊ O STAN LEE? A brincadeira tem neste (ao contrário de X-Men) e ache o velhinho e fale alto "Stan Lee!!!!" na sala. ;)

VALE A PENA O ASSISTIR? O que ainda está fazendo lendo isto, vá logo ver o filme!

* Fonte:
Foto: Divulgação.








Um comentário:

  1. eu adoreii esse filme foi pra mim o melhor filme de 2014!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir