terça-feira, 6 de maio de 2014

Review - O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro



Yes baby, eu conferi O espetacular Homem-Aranha 2: A ameaça de Electro na estréia.

Não, não foi por estar morrendo de ansiedade e por ser fã desta nova "vida" do Aranha nas telonas, o motivo foi simplesmente por causa da sala que exibiria Capitão América 2 não estar funcionando e para não perder a jornada, então resolvi assisti ao segundo filme do Cabeça de Teia. Não deixe o acaso de minha ida influênciar sua opinião acerca deste review, eu posso não ser uma fã desta nova empreitada do Aranha nas telonas mas isso não nubla meu discernimento acerca do mesmo.

Talvez a primeira pergunta que surja sobre um review é: Vale o dinheiro do ingresso? E a resposta que lhe dou é: Sim, meus caros. Vale cada centavo do ingresso. Esta continuação pode não ser um clássico moderno do cinema, mas se você procura um filme para curtir no cinema, posso lhe garantir, este é uma boa pedida.

Vamos deixar as coisas bem claro. Eu não assisti ao primeiro filme, nem me interessei a ficar a par da história, a não ser pelo breve resumo que havia no poster do filme ao lado da bilheteria do shooping. Então não posso fazer ligações com o primeiro, apenas com que eu sei dos quadrinhos do Aranha, e minha experiência anterior com o aracnídeo nas telonas.

Claro que não sou estúpida, sei que a intenção deste "espetacular Homem-Aranha" |além do óbvio que é ganhar dinheiro| é oferecer um aprofundamento maior na vida de Peter Parker, ou pelo menos no background da perda de seus pais, e o início, de fato, de sua história. Este segundo filme responde perguntas importantes, que eu creio ficaram abertas no primeiro filme. Sobre o motivo dele ter sido afetado pelas aranhas, sobre a motivação dos pais dele.

O plot? Bem, Aranha tem que lidar com seu relacionamento com Gnew, sobre o sumiço de seus pais, sua vida como Homem Aranha e lidar com alguns bad guys. O visual do filme é realmente espetacular, eu apenas conferi em 3D, mas eu totalmente recomendo a gastar mais e conferir em iMax.

Entretanto, em matéria de roteiro, desenvolvimento do filme e todas aquelas coisas que fazem um filme ser um bom filme mesmo, este O espetacular Homem Aranha 2 está sempre um passo a ser, mas não consegue ser um filme com uma base bem desenvolvida, não é que ele seja ruim, não é, mas também não é bom.

Mas nem tudo é mimimi, esse Homem-Aranha é mais irônico e sarcástico nas lutas, o que é engraçado. A maneira como ele lida com as pessoas depois que as salva é bem interessante, fazendo-as notar que cada uma a seu modo são importantes, e podem fazer a diferença.

O roteiro tem boas premissas mas o desenvolvimento fica a desejar.

Este segundo filme desliza no que Homem-Aranha 3 (2007) caiu feio, a grande quantidade histórias que se entrecruzam. E apesar do subtítulo "a ameaça de Electro", Electro não foi bem aproveitado, ficou no quase. O que não faz com que Electro seja bobo, mas ele poderia ser mais. A história dele poderia ter sido melhor explorada, talvez, se ele fosse o único vilão.

Eis o motivo de eu achar que este filme desliza pelo mesmo motivo que o filme de 2007 caiu, querer colocar mais de um vilão na história, principalmente se ambos os vilões não se desenvolvem direito no decorrer da história. Pois além do mal aproveitado do Electro, aparece quase do nada o Doente Macabro, que esse sim, é mal aproveitado pra cacete! E não, não estou falando da ponta do Paul Giamatti que é absolutamente desnecessária, um desperdício de ator.

Junte esses vilões com o romance do Parker com Gnew e pronto! É o filme! O que acontece com Gnew é bem próximo dos quadrinhos (os meios para o fim podem ser um tanto diferentes mas o fim é o mesmo), há uma alusão legal ao que acontece nos quadrinhos, já que não poderiam recriar o mesmo, uma vez que a cena já foi utilizada no primeiro Homem-Aranha com Mary Jane no lugar.

O filme peca por não amarrar melhor as premissas que solta por ser apressado em resolver as mesmas premissas que lança. No mais, edição boa, direção normal, atores com atuação boas, e a trilha do Hans Zimmer fecha o pacote.

É bom mas poderia ser melhor, mas não desanime: Vá se divirta, ache o Stan Lee em cena, experiencie o filme em iMax e não saia antes dos créditos pois há uma cena não-fede-e-nem-cheira do novo filme dos X-Men!

Fonte:
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário