quarta-feira, 14 de maio de 2014

Review do box brasileiro da série 1 de Doctor Who.



Doctor Who é uma série que ainda tem muito a desbravar no mercado brasileiro, e não é é por falta de fãs, pois ao contrário do que a BBC Brasil pensa, há mais fãs da série do que supõe a sua vã filosofia de mercado. A série tem muito a desbravar aqui por não conhecer o poder de sua própria força, o que é ruim para os whovians (como são chamados os fãs da série) deste lado a linha do equador, pois o cuidado com o lançamento dos boxes são mínimos, isso é, quando lançam.

O reboot da série começou em 2005, de lá para cá, vamos entrar na série 8 e aqui em terra brasilis, que eu tenha certeza apenas a série 1 foi lançada, mas vi alguém no Facebook comentado que tinha sim a segunda série lançada por aqui. 

Bom, o que eu sei é que este post é sobre um review do box brasileiro da série 1 de Doctor Who. Então, segure-se firme e "run for your life!".

O box é charmoso! A embalagem é bonita, a qualidade da foto acima é péssima por causa do meu celular que é simples e a resolução não muito boa, mas dá para se ter uma noção. 

Uma coisa que adorei da embalagem é a qualidade da embalagem exterior, não amassa com facilidade, o que é ótimo. Ultimamente tenho visto boxes com essa parte exterior com uma qualidade terrível, o que não é o caso aqui, o mesmo vale para a parte de dentro com os dvd's, reproduz a imagem da parte exterior e na parte de dentro é assim:


Esta foto acime é da parte interior do box. Bem simples. Uma foto do Nine (Christopher Eccleston) com Rose (Billie Piper), e não vou comentar da mão dele na coxa dela. E os 4 dvd's com todos os episódios da série 1, apenas os episódios e nada mais. Na imagem dos dvd's é o número do disco com o fundo do visual da TARDIS:


Nada demais. Mas talvez a parte mais decepcionante é quando se coloca o disco no aparelho de dvd, não pelos episódios mas pela qualidade do menu e outras coisas que colocarei a seguir. 

O Menu é estático, sem muito cuidado, muito simples, lembra da qualidade dos primeiros dvd's lançados. Olha os menus abaixo:


O único recurso, por assim dizer, é a opção de dublagens dos episódios que é a mesma da Tv Cultura (caso você tenha acompanhado pelo canal quando o mesmo passava, não vai estranhar muito). Legendas só em português, extras só em sonho.

Eu estava olhando aquelas letrinhas pequenas que fica na caixa na parte de trás e o box brasileiro é de 2012, lembrando que esta primeira série é de 2005, ou seja, sete anos para que a série fosse lançada aqui no Brasil e de uma maneira que deixa a desejar. E o pior é que pode-se nem dizer que essa edição minguada é para deixar o preço acessível, não é. Eu comprei a minha na promoção e foi R$ 79,90, o preço atualmente está R$ 99, 90.

Olha, eu lembro de quando eu comprei meu primeiro box de série, foi a primeira temporada de Arquivo X. Me custou R$: 99,90. Mas me valeu cada centavo. O box é lindo, bem diagramado, com todos os episódios, um encarte sobre os episódios e sobre a temporada em questão, e um disco só com extras. Infelizmente, a necessidade de vender mais fez a FOX baixar a qualidade dos boxes, juntamente com os preços e retirar o encarte e o disco de extras. O que não é maneira nenhuma o caso de Doctor Who.

Sim, a qualidade do encarte é boa, mas só! Não há esmero na diagramação, nem nos menus e os extras que vemos que há na edição de lá fora, bem, só ficam lá fora. Parece que por achar que aqui no Brasil não há muito mercado não deram muita importância ao box, o que está errado, não apenas por aqui ter um grande mercado como pela falta de respeito aos fãs.

A legenda em português é boa. A dublagem poderia ser melhor, não pelos dubladores serem ruins, não, até que são bons, mas não há muito esmero no acabamento da mesma, há praticamente nenhum som de fundo o que deixa um "q" de falso nos episódios. Nem todos sabem inglês e só por não saber, nenhum fã deve ser colocado no campo das dublagens mal cuidadas.

Faltou coragem de colocar a legenda em inglês. Sou partidária das legendas em inglês. Para se aprender mais o idioma - para quem gosta - e para quem escuta no idioma original conseguir entender o que eles falam quando os atores falam rápido demais, e principalmente para se entender melhor a própria série já que muita coisa acaba se perdendo na tradução.

Com o abrir de olhos que a BBC teve para o Brasil com o episódio de 50 anos, ano passado, pode ser que o responsável pela distribuição das séries aqui crie vergonha na cara e faça um trabalho bem feito, não apenas para o lançamento das outras temporadas mas para o relançamento desta com da mesma forma que lá fora.

Muita gente diz que não liga para os extras e 'mimimi', que os boxes tem que ficar mais barato, etc. Sim. Eu também acho que os preços deviam ser acessíveis - até porque sou mais lascada neste mundo - mas quem compra é fã e fã quer a coisa bem feita, nem que pague mais por isso. Ninguém compra nenhum box inocentemente, se compra é porque gosta, já conhece a história, quer-se saber mais, e do jeito que anda os boxes de séries aqui no Brasil, se se quer apenas lançar os episódios, é melhor baixar da internet.

Apesar do box deixar em muito a desejar, vale a pena pelos episódios. Vale muito a pena ver Eccleston sendo o Doutor. Ao meu ver, a série 1 ainda é a melhor do reboot, é a mais próxima da série clássica. Infelizmente, a versão brasileira não faz juz a qualidade dos episódios.

Se você é whovian e tem dinheiro, compre. Se você pode comprar a versão de lá fora, melhor ainda. Eu que já tenho o meu, meu box minguado brasileiro, espero por um relançamento com a mesma qualidade do box britânico pela BBC Brasil, já que importar é algo alem de minhas possibilidades no momento.

FONTE:
Fotos: 
* Da embalagem: minha.
* Do menu: print screen.






Nenhum comentário:

Postar um comentário