quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resenha + Sorteio: Morte Súbita, de J.K Rowling

Sinopse:
Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.


O livro de J.K Rowling é uma literatura adulta sobre relações humanas e acontecimentos inesperados, numa mistura de descrições incríveis sobre os ambientes nos quais acontecem a história. Começa com a morte de um personagem importante, que gera inúmeras situações relacionadas à ela.

O local onde o personagem morre vira um local inconstante e improvável e tudo leva a crer que a história girará em torno disso, porém, é apenas o estopim para decifrarmos sobre o que é a história. De fato, para mim, o centro da história é a interação das pessoas e as decisões que elas tomam. As reações dos personagens à morte e à possibilidade de chegar a um poder ou a uma nova forma de organização social.

A tentativa de Rowling de escrever um livro descritivo e que fugisse da sua escrita oriunda de Harry Potter causa certa estranheza para quem leu toda a saga do bruxo, mas não é ruim. É agradável, tem um enredo consistente e um final que surpreende. Talvez porque, particularmente, eu gostei do modo que ela escreveu Harry Potter e não considero os livros 'infantis', que, para mim, as mudanças da escritora neste livro me pareçam um pouco desnecessárias.

A facilidade de leitura que encontramos em Potter é encontrada também em Morte Súbita, mas com uma marcação diferente, formação de orações diferentes e uma real intenção da autora de fugir do óbvio de tudo que já tenha escrito. Por isso vale a pena, pois é um outro lado de JK que para nós era desconhecido, e que se mostra em seu livro adulto com firmeza de conteúdo.

É fã de JK Rowling e/ou tem curiosidade para ler Morte Súbita? Que tal concorrer a um exemplar do livro? É muito fácil! Para concorrer, siga as instruções:



a Rafflecopter giveaway Boa sorte!


3 comentários:

  1. Tenho vontade de ler "Morte Súbita". Assim como disse, seria a oportunidade de conhecer um lado desconhecido da autora, uma vez que só tenha lido a saga Harry Potter e me limitei a isso. Seria uma experiência estranha, no entanto sei do potencial da J.K e tenho certeza que trata-se de um livro muito bem estruturado e detalhado, típico da autora.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito bacana o livro. Causa certa estranheza por eu ter conhecido o lado Harry Potter da autora, mas é muito gostoso de ler. Foi indicação de uma grande amiga minha e não me arrependi.

      Obrigada por comentar, Ingrid!

      Excluir
  2. Eu nunca fui muito fã da JK, mas fiquei curiosa com este livro. Ele parece ser muito bom e eu queria muito ler.

    ResponderExcluir