quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dica de filme: Watchmen (2009)

Inspirado na HQ de mesmo nome, Watchmen - O Filme foi dirigido pelo diretor Zack Snyder e conta a história de um grupo de heróis 'aposentados', proibidos por lei de exercerem seus papéis. Esta geração, chamada Watchmen (ou Vigilantes), foi derivada de uma primeira, os Minute men. Os Minute Men eram policiais que se disfarçavam com máscaras para combater a criminalidade no mesmo nível dos bandidos, que se disfarçavam por trás de fantasias.

Quando as pessoas souberam da existência dos Minute Men, eles se tornaram sensação.Porém, no futuro, já na geração Watchmen o governo Nixon proíbe a ação deles, quando eles já não eram tão necessários e quando a população estava contrariada pelas ações não muito ortodoxas dos heróis, levantando hipóteses de que os criminosos eram eles ou que ninguém os 'vigiava'.
Este  breve resumo é contado rapidamente no filme, que usa flashs do passado e do presente para explicar a história, pois na realidade, Watchmen se trata de outra coisa: no filme, ela começa pela morte de um dos ex-vigilantes, o Comediante (ou Edward Blake). Rorschach, um dos ex-vigilantes que exerce ainda ilegalmente sua posição de 'herói', começa a investigar a morte de Blake, alertando os outros ex-companheiros sobre uma possível matança de heróis.
Mesmo com o alerta de Rorschach, ninguém parece levar a sério sua preocupação com a morte do Comediante, que, ao fim, é o resultado de uma trama arquitetada para um fim que, para muitos, seria injustificável.

O filme Watchmen é considerado para alguns a melhor adaptação para os cinemas de um quadrinho. Idolatrada pelos fãs de Moore em todo mundo, a HQ Watchmen há muitos anos estava na vontade dos estúdios de ir para a telona, mas o próprio criador Alan Moore nunca quis ver nenhuma de suas obras virando filme.
                                                               Alan Moore (acima), criador de Watchmen

Mesmo com os grandes empecilhos para Watchmen virar um filme glorioso (ele quase foi dirigido por Terry Gilliam, de Monty Python), o roteiro acabou nas mãos de Zack Snyder, que já tinha impressionado os estúdios com seu filme 300 (também uma adaptação de HQ).

Snyder teve o desafio em Watchmen de tratar de um mundo fictício que misturava histórias reais com invenções geniais, como o fato de um dos personagens ser um super-humano. O personagem Jon Osterman se torna o Dr. Manhattan depois de sofrer um acidente físico nuclear, no qual é desintegrado. Porém, retorna com poderes e se reintegra, se tornando uma figura comparada na história à Deus, devido seus super-poderes.
Além disso, moldar personagens de valor dúbio como o Comediante, Rorschach, para não falar todos, era de uma responsabilidade muito grande. Criá-los para o cinema, adaptá-los, não foi uma tarefa fácil, nas o resultado foi muito bom ao final.

Os efeitos especiais também foram uma grande surpresa no filme, que não ficou exageradamente modificado, para a surpresa de muitos que condenaram Snyder pelo seu 300 extremamente cheio de recursos tecnológicos.
Infelizmente, muitas coisas da HQ foram cortadas para se adaptar às poucas horas de filme que foi Watchmen. Muitos questionaram se não seria melhor uma minissérie com alguns poucos capítulos para poder desmembrar bem a história, mas é muito difícil, depois de assistir o trabalho incrível de Snyder, criticá-lo por alguma coisa feita no filme. Ele é simplesmente magnífico.

Vale muito a pena assistir Watchmen, mesmo para os fãs mais radicais de quadrinhos. É um filme bom, com uma história primorosa, que vale cada minuto gasto assistindo. Mas se você é cismado com adaptações dos quadrinhos para o cinema, leia Watchmen (ou releia), pois nunca é demais se aprofundar num conteúdo tão magnífico como o dos trabalhos de Alan Moore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário