segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mais de Doctor Who no Eu Leio e Assisto

Ninguém pediu e Aline atendeu. Agora no Eu Leio e Assisto terá frequentemente um lugar para se conversar acerca de Doctor Who que é nada mais nada menos que a série de maior tempo no ar: 50 anos, este ano.

Infelizmente a série é bem desconhecida no Brasil se você a compara com outras famosas de ficção como Arquivo X (The X Files), Stargate, Perdidos no Espaço, Star TrekLost, Sobrenatural (Supernatural), Fringe, The Walking Dead e por aí vai. Em parte se deve por Doctor Who não ser americana e principalmente pela de como o plot foi sendo desenvolvido ao longo dos anos.

Num panorama de grandes proporções pode-se afirmar de que Doctor Who possui dois momentos: a dita série clássica que vai de 1963 até 1989, e a retomada da série em 2005 até agora. No hiato de 1989 até 2005 há um filme de 1996 e vários, vários, vários livros, quadrinhos e afins sobre as aventuras de um Senhor do Tempo que se chama de 'Doutor' (daí o título da série 'Doctor Who' que significa "Doutor Quem?") a bordo de sua nave TARDIS, sigla em inglês para Tempo e dimensão relativa no espaço.
A série se torna única pelo fato da mudança dos atores que interpreta o Doutor, uma vez que os Senhores do Tempo possuem a capacidade de quando estão morrendo se regenerar, mudando todas as células que estão morrendo em outras novas, o que significa que ele muda de corpo, ou seja, muda-se o ator principal (muda-se não apenas o ator mas a personalidade do personagem também acompanha a mudança). Essas regeneração não são infinitas, segundo o filme de 1996, são treze regenerações que cada Senhor do Tempo possui, atualmente estamos no Décimo primeiro Doutor (Matt Smith).



O Doutor possui vários arcos de histórias e temporadas são mais de trinta se é levado em conta a clássica. Por isso que na retomada da série em 2005, que é uma nova fase de Doctor Who não se diz temporadas mas séries, série 1, série 2 daí por diante, atualmente terminou a sétima e os fãs estão a espera do episódio especial de 50 anos (que vai ao ar simultaneamente em 200 países, inclusive no Brasil pela BBC BR), o episódio de natal e o início da oitava série ano que vem.

Eu achei simplesmente brilhante a maneira como eles retomaram a série, pois é a vero uma retomada, continua-se com a série e não fazem um remake. E as histórias? Excelentes, assim como os atores. Ficção de primeira, no melhor estilo britânico que vale a pena ser mais conhecida e por aqui, conversaremos mais sobre ela.

Mas não espere algo linear, pois como o Nove mesmo falou, o tempo pode assumir qualquer forma, e aqui qualquer tempo da série ou qualquer coisa sobre ela pode aparecer.

Fotos:
  • Print screen da abertura da série 1.
  • Divulgação do episódio de 50 anos.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Em breve, muito mais sobre Doctor Who e umas surpresas que o blog programou para os fãs da série! Aguarde! :*

      Excluir