terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resenha + Sorteio do livro O Lado Bom da Vida


Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.

Resenha:
O livro O Lado Bom da Vida relata com muita profundidade a história do personagem Pat, que foi interpretado por Bradley Cooper no cinema, no filme de mesmo nome do livro. Com diálogos emocionantes, pode-se entender o transtorno do personagem, sua busca pessoal pelos seus objetivos, dos quais o principal é 'resgatar' de volta para a sua vida a sua esposa e também é possível sentir a sua frustração com a vida, muito mais até do que no filme.

O encontro de Pat com a nada convencional Tiffany desperta nele um outro lado, e seus mantras pessoais de depois da internação se intensificam, mas também aflora um outro lado seu. De forma suave, a narrativa roda em torno do encontro do personagem consigo mesmo de volta à realidade e à sua relação com as pessoas. Ponto forte para cada momento em que Pat interage com sua família.

O fator mais interessante de ler o livro é que você pode imaginar as coisas de uma maneira diferente das que vimos no filme O Lado Bom da Vida, que é uma ótima obra cinematográfica, mas apenas leitores assíduos sabem o prazer que é imaginar as situações de livros sem um referencial real. É maravilhoso!


Por diversão, emoção ou mesmo se você é fã do filme com a vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence, vale muito a pena conhecer o livro.

O Lado Bom da Vida foi escrito por Matthew Quick, tem 256 páginas e foi publicado pela Intrínseca.

Quer ganhar o livro? Basta participar do sorteio do blog Eu Leio e Assisto!


a Rafflecopter giveaway Pronto! Você já estará participando. E você ainda tem mais chances de ganhar com as opções secundárias do rafflecopter! Boa sorte!

21 comentários:

  1. Novamente a Editora Intrínseca publicando excelentes livros, na minha humilde opinião, está é uma das melhores editoras no ramo. Mas sobre o livro eu já ouvi falar muito, a divulgação está muito grande, fiquei sabendo que também teve o filme, mas o livro com certeza é melhor, estou com muita vontade de lê-lo, parabéns pela resenha muito boa!
    Participando!
    jejeg7@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena ler o livro! Garanto! Com certeza, por causa do filme, teve muita divulgação, mas não é à toa. É um livro bacana.

      Excluir
  2. Eu vi o filme do livro, e achei meio viagem, na verdade é loucura p/ todo lado. Eu sou psicóloga, logo eu fiquei tentando entender os personagens, e penso que o livro vai me ajudar bem mais nisso do que o filme =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, com certeza! O filme tem todo aquele movimento, mas nada que um bom livro lido com calma para trabalhar nosso dom da abstração, nosso sorteio está aí para isso hahahah. Obrigada por comentar e por participar!

      Excluir
  3. Eu vi o filme e não gostei tanto dele assim. Não superou minhas expectativas. E nem sei porque foi tão bem indicado ao Oscar, me pareceu um filme meio Sessão da Tarde. Principalmente com aquele final. Minhas esperanças agora estão todas no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mathilda, eu achei o filme superestimado também. Não entendi as indicações ao Oscar (exceto a do Robert De Niro, sempre tão bom em tudo que faz), mas o livro é muito gostoso de ler, e nossa abstração transforma a história em outra bem mais digerível, eu te garanto. Obrigada por comentar, abraços!

      Excluir
  4. 'Eu tô com o filme pra assistir há um bom tempo, só não assisti porque, ainda não li o livro. E até surpreendente que tempos depois do lançamento do livro, ele ainda é bem comentando, e não saiu dos holofotes.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, com o sucesso que a Jennifer Lawrence está fazendo e o Oscar que ela ganhou, esse filme ainda vai dar muito pano pra manga. Que bom que está participando aqui, já é uma chance de ler o livro antes de ver o filme. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu to tentando criar coragem pra assistir ao filme, mas tá difícil. Esse livro tem que ser muito maravilhoso pra conseguir me motivar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como sempre digo: acho o filme superestimado.... mas o livro é bem bacana, sério mesmo. Vale a pena ler. Bjo!

      Excluir
  7. Eu ainda não li este livro, só assistir o filme, e por sinal gostei muito, muito mesmo, bem divertido. Só que me falaram que o livro é bem melhor e que conta mais detalhadamente, me deu uma vontade imensa de descobrir o que tem de diferente. Até como voce diz, a gente pode imaginar as coisas de forma diferente, bom um dia terei a oportunidade. Beijos, Line, fico feliz que voltou. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri! Obrigada por participar. Sim, o livro é melhor que o filme por vários motivos, dentre eles porque há uma gradual relação entre os personagens, nada é jogado ou explicado de forma apressada. Muito gostoso de ler! Abraços!

      Excluir
  8. Não assisti ao filme ainda e gostaria de ter a oportunidade de ler o livros antes. Acho um exercício muito saudável a criatividade quando lemos primeiro! Tomara que o blog Eu Leio e Assisto me dê uma forcinha!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Georgia! Obrigada por participar, ler é realmente uma atividade muito saudável!

      Excluir
  9. Eu assisti o filme antes de ler o livro, não aguentei de curiosidade e adorei o filme , e com certeza vou amar mil vezes mais lendo o livro *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole, o livro é diferente do filme em muitos aspectos! Vale a pena ler, pois é aquela história sob um novo ponto de vista, o da leitura! Boa sorte e obrigada por participar!

      Excluir
  10. Parece um daqueles livros que fazem a gente refletir sobre o que tem dentro de nós mesmos e também sobre como enxergar de maneira diferente o que existe ao nosso redor.

    Não assisti o filme e não penso em assistir... nada contra, só me falta vontade, mesmo. :D Vontade essa, que sobra quanto a ler o livro. LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephanie, vale a pena ler o livro antes, tem muitos detalhes que são diferentes do filme. Acho que são mais 'realistas' mesmo. Eu gostei muito. Obrigada por participar do sorteio e boa sorte!

      Excluir