segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Resenha: Quentin Tarantino: Arquivos de um Fanático por cinema


Quentin Tarantino trabalhava numa locadora e vivia assistindo aos filmes clássicos que vez ou outra locava. Sonhava em fazer filmes e em seu pequeno e apertado apartamento, escrevia roteiros que vez ou outra, conseguia pôr nas mãos de algum bam bam bam que trabalhava em estúdios. Passou por muitos sufocos, como a venda de um de seus melhores roteiros (o de Assassinos por Natureza) para poder bancar o seu primeiro filme como diretor, produtor e roteirista, e desde então não parou mais.

O livro Quentin Tarantino traz um compilado de arquivos (resenhas, resumos, críticas) sobre a carreira de Tarantino, desde o começo de sua carreira ao estrelato como um dos melhores diretores de todos os tempos. É um livro bacana, com um trabalho de arte muito bonito e que foi lançado pouco antes do diretor ganhar seu segundo Oscar (Por Django Livre, Oscar de melhor roteiro, o segundo do diretor, que também ganhou por Pulp Fiction na mesma categoria).

O que me deixou impressionada no livro foi o formato. Eu pensei que era uma biografia ou algo do tipo, mas não. Ser um compilado tornou o livro um pouco quebrado e cheio de opiniões formadas diferentes pelo diretor. O tamanho do livro também impressiona, mas o conteúdo é o mais importante. Eu gostaria mais dele se ele fosse escrito por apenas uma pessoa, como relato de vida do autor do que da maneira que foi, mas paciência. É um livro bacana e interessante para quem é fã e não deixa de ser uma bela homenagem à carreira de Tarantino. Vale a pena ter, ler, mas vale a pena também ter uma opinião formada sobre ele antes de ler a de outras pessoas. Fica a dica!

Quentin Tarantino: Arquivos de um Fanático por cinema foi organizado por Paul A. Woods, tem 384 páginas e foi publicado pela Leya/Barba Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário