domingo, 15 de abril de 2012

Sessão Nostalgia: Dirty Dancing


Ontem eu estava sem fazer nada em um sábado a noite. Todas as pessoas sabem que SÁBADO + CASA + VOCÊ é uma porcaria. E eu vivo nesse ritmo há séculos, então assistir filmes é a minha salvação. Minha mãe também estava entediada, então mandou eu procurar na web um filme do Steven Seagal.


Mas não! Filme do Seagal no sábado à noite não dá. Não dá!

Aí eu fui à minha estante de DVD's procurar um que mãe nunca tivesse visto e que eu quisesse rever de novo. É uma tarefa muito difícil uma coisa dessas, porque, geralmente, eu e ela vemos todos os filmes que compramos logo que os adquirimos. Minha mãe é super cool.

Então eu vi, embaixo do DVD de Taxi Driver, a caixinha da edição de colecionador de Dirty Dancing - Ritmo Quente, um filme clássico da sessão da tarde (e clássico dos CORTES da sessão da tarde) e resolvi assistir ele mesmo, comer uns biscoitos e deitar no sofá.

O mais engraçado é que o filme, no começo, me dá uma sensação de ''LOL já vai começar as danças e o Patrick (lindo) Swayze já já aparece para matar todas e todos de amor pelo seu Johnny Castle''. Só que a minha mãe quase desistiu de assistir, porque achou o começo bobo. Logo notei que realmente, há certa chatisse no início do filme, que é muito justificada, mas primeiro vou falar um pouco dele.

A história gira em torno de Baby (Jennifer Gray), filha de um médico, de família rica, que vai passar as férias em uma espécie de casa de campo com seus pais e irmã. Enquanto passeia pelo local à noite, encontra a ala dos funcionários, onde a diversão do local realmente existe. Lá, ela conhece Johnny (Swayze), um dançarino bonito, sexy e cheio de charme pelo qual ela fica caída de amores e com o qual ela aprende muito mais sobre a música, a dança e a vida.


O filme é cheio de fatos histórico-sociais. A exemplo de que, o personagem de Johnny é considerado um rapaz não muito confiável por ser um dançarino e os garçons, que eram universitários "promissores", eram praticamente jogados às moças ricas que se hospedavam no campo onde se passava a história. A chatice inicial do filme se dá justamente por esses fatos, que te deixam querendo ver um pouco mais de ação e não um monte de costumes sem graça de uma sociedade cheia de moralismos.

Os vestuários de época, a valorização da castidade e submissão feminina aos valores também fazem parte do conjunto de Dirty Dancing, um filme que colocou Patrick Swayze definitivamente na lista dos imortais do cinema.

As cenas e a capa do filme são consideradas, hoje em dia, clássicas. O filme virou musical de sucesso na Brodway A dança final, em que Baby dança com Johnny, é ensaiada até hoje e pessoas no mundo inteiro já fizeram ela em casamentos, festas de quinze anos, eventos num geral.


Deu para perceber que Dirty Dancing é um filme para se admirar e se lembrar para sempre, não é?


Há uma sequência do filme bastante atual, chamada Dirty Dancing - Noites d Havana, estrelada por Diego Luna. Patrick fez uma participação especial no filme como o seu próprio personagem do original, Johnny. Só que a história da ''sequência'' é anterior à do primeiro filme, então, o Johnny de Patrick ainda não tinha conhecido Baby. O primeiro filme se passa em 1963 e o segundo, em 1958.

Clique aqui e veja a cena de Patrick Swayze em Dirty Dancing - Noites de Havana (vale lembrar que é a melhor coisa do filme inteiro).

Uma curiosidade sobre o filme Noites de Havana era que, inicialmente, a história da sequência seria protagonizada pelo personagem de Patrick Swayze. Pena que não foi!

Patrick Swayze morreu jovem, em 2009, vítima de câncer. Na época, Whoopi Goldberg (Mudança de Hábito) disse que devia a ele seu Oscar de melhor atriz coadjuvante (devido a parceria com Patrick em Ghost - Do Outro Lado da Vida).

Em fato recente, Jennifer Gray chorou ao, participando do Dançando com os famosos, um programa americano famoso, ao ensaiar These arms of mine, música que foi trilha de Dirty Dancing. Ela lembrou-se do colega de dança Patrick e se emocionou bastante, um fato de fazer chorar mesmo!

Triste, né?

Para vocês verem como Patrick era especial. Como DIRTY DANCING é um filme especial. Sem comentários. Todos deveriam ver ao menos uma vez na vida esse filme, que é um fenômeno.

RIP Patrick Swayze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário