domingo, 15 de abril de 2012

Eu leio e assisto entrevista: Valéria Sales

Valéria Sales, recém formada no curso de direito na faculdade ASCES em Caruaru-PE, é natural da cidade de Garanhuns-PE, onde teve as primeiras intimidades com as palavras. Foi nessa cidade que viveu sua infância e adolescência, fases que lhe foram inspiradoras para a criação de alguns poemas. Durante o colégio a literatura lhe chamava bastante atenção e na graduação a leitura constante e o contato com o público, proporcionado pelos estágios curriculares, fez com que se sentisse à vontade para mostrar um pouco de si para outras pessoas.

Valéria Sales é autora do livro ETECÉTERA - A Vida Sob Um Olhar Poético juntamente com sua amiga Emanuella Rachel Santos. Ela cedeu gentilmente uma entrevista para o blog Eu leio e assisto. Confira:

1 - Quando e como você começou a gostar de ler? 
Valéria Sales: Na infância tive alguns livros marcantes. Mas, na adolescência o prazer pela leitura passou a me conquistar de uma maneira especial. A leitura de livros didáticos de autores clássicos me deixava impressionada, sempre me questionava como podiam ser tão antigos e ao mesmo tempo atuais. Eu percebi que, como nos livros lidos na minha infância, havia muita magia.

2 - Quais os seus livros favoritos? Por que?
V.S: Atualmente são: Alguma poesia, A cabana, Melancia, Férias, Comer, rezar e amar, A menina que roubava livros, Caçador de pipas... São leituras prazerosas, envolventes e muito bem escritas.

3 - Você tem algum (s) autor (es) que te inspira (m) para escrever?
V.S: Tem autores que eu amo e com certeza me inspiram como Joaquim Manoel de Macedo, Casimiro de Abreu, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade.

4 - Agora vamos falar de seu livro, de onde veio a inspiração para a história?
V.S: Eu escrevia desde criança, mas nunca havia publicado nada. Na medida em que eu e Emanuella Rachel ficamos amigas começamos a perceber que tínhamos em comum a paixão pelas palavras e as trocas dos nossos rabiscos nos fez acreditar que havia algo especial no que fazíamos e que outras pessoas poderiam se identificar e foi aí que nasceu a idéia de Etecétera, a vida sob um olhar poético.



 *na foto: Valéria Sales e Emanuella Rachel Santos.

5 - Com qual personagem do seu livro você se identifica mais? Por que?
V.S: Nosso livro é de poesia então não temos personagens físicos, temos na verdade sentimentos como personagens. O livro é dividido em partes e eu me encanto muito pelas partes que falam de cotidiano (Jornal matinal) e de amores (Difícil sentir... E falar?), acho que nessas partes estão àquelas poesias que elejo como minhas poesias prediletas.   

6 - Como é ser escritora no Brasil? Você teve alguma dificuldade inicial para publicar seu livro?
V.S: É bem difícil, especialmente para poesia que tem um publico restrito. Tivemos dificuldade sim e por isso optamos por fazer a publicação de maneira independente.

7 - Você acha que há uma desvalorização de autores nacionais em relação aos internacionais? Por que?
V.S: Acredito que sim. No meu ponto de vista é uma questão cultural e acho que pode mudar com o tempo.
8 - Você está satisfeita com a repercussão de seu livro?
V.S: Ainda não, pois sinto que podemos conseguir ainda mais repercussão. Agora estamos ganhando mais espaço na net através das parcerias e tenho adorado esse método de publicidade, mas tem muito mais para ser feito para que Etecétera chegue cada vez mais longe.

9 - Se pudesse ter escrito qualquer outro livro, qual seria? Por que?
V.S: Junto com Emanuella Rachel tenho novos projetos e esses outros livros que pensamos em escrever, certamente, serão realidade. Vou adiantar apenas que planejamos a continuação de Etecétera e livros para um público totalmente diferente do nosso atual. Assim que as coisas começarem a se concretizar deixaremos vcs a par de tudo.

10 - Obrigada pelas perguntas. Agora, você poderia mandar um recado para todas as pessoas que desejam ser escritores um dia?
V.S: Acho que existem algumas pessoas que tem coisas para dizer e tantas outras que lêem na busca de identificação, de prazer e de novos aprendizados. Então, se vc tem por paixão escrever e escreve bem, acredite que o que vc tem a dizer é especial e que marcará as pessoas que terão oportunidade de ler. Por isso, vale à pena levar adiante o sonho de lançar um livro.   

**

Gostaram da entrevista? Querem saber mais sobre a Valéria e seu trabalho? Clique aqui e conheça o blog dela, o Carpe Diem = A essência poética.

Quer conhecer mais sobre o livro ETECÉTERA? Clique aqui e leia a resenha dele aqui no blog!

Gostaria de ganhar o livro ETECÉTERA - A Vida Sob Um Olhar Poético? Clique no banner da promoção e concorra a um exemplar! E então é só torcer!


Agradecimentos à autora: Valéria Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário